Apresentação

Este blogger foi criado com o intuito de explicar e orientar você diabético quantos aos cuidados que se deve ter em relação a diabetes mellitus. Lembre-se que a diabetes mellitus é uma doença que merece sua atenção. Ter um bom controle de sua glicemia, praticar exercícios físicos bem como manter uma dieta balanceada, são fatores fundamentais para se viver com qualidade e sem complicações.

História da Diabetes Mellitus

on quarta-feira, 26 de maio de 2010

     Tendo em vista as diversas informações sobre a diabetes mellitus, fica a dúvida sobre a origem dessa doença e quando surgiu os primeiros relatos da DM. Pensando nisso, este texto tem por objetivo transpor a história da DM desde o início, para fins de informação quanto sua etiologia.

     Os primeiros relatos da diabetes mellitus datam da era egípcia. Há relatos entre os hebreus com suspeita da diabetes gestacional. Desde a circuncisão de Abraão, aos 99 anos, muitas práticas endócrinas foram descritas. Somente cerca de 2000 mil anos depois, por volta de 70 d.C, um médico chamado Areteu da Capadócia, na Grécia, conseguiu descrever a diabetes. Areteu observou que aquele silencioso problema desenvolvia quatro complicações: muita fome (polifagia), muita sede (polidipsia), muita urina (poliúria) e fraqueza (poliastenia). Ele observou também que, quase sempre, as pessoas com esses sintomas entravam em coma antes da morte. Era algo “grave e misterioso”. Afinal, mesmo com a fartura de alimentos que entravam pela boca, a falta de energia corporal permanecia.
     Desde Areteu, num período de 1600 anos, a medicina não evoluiu no estudo sobre a diabetes. Só em 1670 é que o médico inglês de nome Thomas Willis descobriu provando a urina de indivíduos que apresentavam os mesmos sintomas, e que esta urina era "muitíssimo doce". Em 1815 o Dr. M. Chevreul demonstrou que o açúcar dos diabéticos era glicose. Por esta razão, os médicos passaram a provar a urina das pessoas sob suspeita de diabetes. Desde essa altura a doença passou a chamar-se "diabetes açucarada" ou "Diabetes Mellitus". A palavra "Mellitus" é latina e quer dizer "mel ou adocicado" (OLIVEIRA, 2007).
     Posteriormente, em 1889, dois cientistas alemães, Von Mering e Minkowski, descobriram que o pâncreas produz uma substância, ou hormônio, capaz de controlar o açúcar no sangue e evitar os sintomas da diabetes. No entanto, ainda não se tinha o conceito de hormônio ou secreção interna. Em 1849, Arnold Adolph Berthold no período de (1803-1861), fisiologista em Goettingen, por meio de experiências realizadas em galos, demonstrou a existência de vazamento de “alguma substância interna”. Mas foi Claude Bernard, em 1949, que usou pela primeira vez o termo “secreção interna”. A denominação endocrinologia entrou em uso no século XX, derivada de endon (interno) e krino (separar), ambos do grego clássico.
     O termo hormônio foi utilizado pela primeira vez pelo Prof. Ernest H. Starling. Desde então já havia relatos de que o mau funcionamento do pâncreas seria o responsável pela diabetes.
     Para saber mais informações sobre a história da DM, consulte nossa referência bibliográfica sobre a História da Diabetes Mellitus: Primeiros Relatos, de Rogério F. Oliveira em www.diabetes.org.br .


Referências: 
OLIVEIRA, Rogério F. História da Diabetes Mellitus: Primeiros Relatos. Fonte: site: www.diabetes.org.br, biblioteca do IED acessado dia 22/10/2007 às 17:35h.

0 comentários:

Postar um comentário